TIPOS DE METAIS
As matérias-primas de nossas peças são PRATA 925 e AÇO.
PRATA 925
A prata é um metal de cor branca, que é muito utilizada na fabricação de moedas e elaboração de joias devido a sua maleabilidade. Sua durabilidade está muito ligada à sua forma de uso e conservação.
É sensível ao contato com enxofre e cloro, elementos que estão presentes em produtos de limpeza como água sanitária, colas brancas, água oxigenada cremosa, entre outros. Pessoas com ácido úrico elevado no sangue, ou até mesmo a ingestão de alguns alimentos podem oxidar a joia. No entanto, a maior responsável pela oxidação, é a poluição atmosférica, pois os gases liberados por automóveis contêm uma grande quantidade de enxofre. Também pode ocorrer devido a reações do organismo: stress, suor, oleosidade natural da pele ou contato com cosméticos, perfumes, etc. Porém é importante lembrar que a oxidação é superficial e um simples polimento ou limpeza fará com que a joia brilhe novamente.
AÇO:
A joia em aço tem a durabilidade eterna, assim como as demais joias. É um metal que não causa alergias na pele, pois possui baixo teor de carbono.
TIPOS DE BANHOS
RÓDIO
É um elemento químico que pertence ao grupo da platina. É muito resistente e brilhante. Este elemento químico é responsável por dar brilho e maior durabilidade às joias.
OURO
Esse tipo de banho consiste em recobrir uma peça metálica em camadas finas de ouro. Esse método serve para aumentar a durabilidade e a decoração da peça, e é largamente utilizado em joias folheadas.
OURO ROSÊ
Produzido a partir da mistura de ouro com cobre, as semijoias com banho em ouro rosê podem conter diferentes tonalidades.
I.P. ROSÊ, I.P. NEGRO E I.P. PÚRPURA
É um processo industrial de eletrólise, em que uma superfície de cor metálica é usada para cobrir outra superfície. O fato de ser um banho de cobertura metálica, garante uma grande durabilidade.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEMIJOIAS E BIJUTERIA
A base da semijoia é constituída de latão, sobre a qual é aplicada uma camada intermediária de metal como cobre, bronze ou paládio. A essa liga é acrescentado um “banho” (daí o fato de se dizer que a semijoia é banhada a ouro). A espessura do banho depende de cada fabricante e é um indicativo de qualidade. Quanto mais milésimos de ouro tiver, maior a durabilidade da peça. Uma semijoia com 8 a 10 milésimos de ouro é considerada de excelente qualidade.
A bijuteria é geralmente constituída de material menos nobre. Algumas, de melhor qualidade, recebem uma ligeira camada de ouro — o que é chamado de “banho flash”. Entretanto, o mais comum é a bijuteria ganhar um verniz de tinta dourada imitando ouro. Em razão disso, oxidam facilmente, uma vez que o material com que são feitas não é dos mais resistentes.
As peças da Unlost são, em sua maioria, SEMIJOIAS. As bijuterias serão previamente indicadas na descrição dos produtos.